Bem Vindo a WA Rural

contato@warural.com.br

(14) 99759-4149

Topo

Brasil busca estreitar relações com a Rússia

mapa_rb1

Brasil busca estreitar relações com a Rússia

Hoje o comércio com o país se baseia na venda de grãos, carne e lácteos e compra de fertilizantes

Em missão, que realiza na Rússia para ampliar o comércio bilateral, o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, obteve do governo daquele país a promessa de manutenção do fluxo de comércio de grãos, carnes e lácteos do Brasil. E ouviu de Evgeny Gromiko, vice-ministro russo da Agricultura, sobre o interesse deles em fornecer trigo e carnes bovina e de aves.

Gromiko deverá visitar o Mapa, em abril ou maio, e junto com representação do ministério conduzir a reunião do Comitê de Agricultura Brasil-Rússia, que acontecerá nessa data. O foco, de acordo com Novacki será “a remoção de barreiras, para intensificar o comércio e a atração de investimentos”.

O secretário visitou nesta quarta-feira, 8, a ProdExpo, principal feira local do setor de carnes e lácteos. Esteve com expositores brasileiros, quando também recebeu a visita do vice-ministro Gromiko. Segundo Novacki, o governo brasileiro deverá desenvolver ações para abrir novas oportunidades de comércio bilateral.

O comércio entre Brasil e Rússia está concentrado em exportações brasileiras de grãos, carne e lácteos e em importações de fertilizantes com a balança comercial próxima do equilíbrio, de acordo com Alexandre Pontes, secretário substituto de Relações Internacionais. Para Novacki a pauta precisa ser diversificada e ampliada a fim de intensificar o comércio, mas disse que “quem faz comércio são as empresas produtoras”.

O secretário visitou o ministro da Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre, que se encontra no país, quando trataram sobre a importância de fortalecer a união dos países da região e os programas sanitários conjuntos para um comércio mais fluido.

Fonte: Portal DBO com informações do Mapa