Bem Vindo a WA Rural

contato@warural.com.br

(14) 99759-4149

Topo

Algodão: expectativa é de aumento na safra

algodão em pluma

Algodão: expectativa é de aumento na safra

Maior responsável pela produção de algodão no país, Mato Grosso tem uma grande influência no volume nacional. Segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Estado responderá por cerca de dois terços da produção total do país na safra 2016/2017.

Influenciado pelo aumento nos custos de produção e pela queda nas cotações, pressionadas pelos estoques internacionais elevados, o algodão tende a perder área plantada para a soja. De acordo com o Instituto Mato- grossense de Economia Agropecuária (Imea), na atual safra a cultura terá uma retração de 2% na área plantada do Estado em relação à anterior.

Mesmo com uma menor área plantada, com a expectativa de condições climáticas favoráveis, espera-se uma melhoria na produtividade média das lavouras. O Imea estima que a produtividade da cultura  será 13% superior à da safra anterior, atingindo 110 arrobas/ha.

Segundo o Imea, com projeções positivas para a produtividade, a produção tende a crescer e espera-se que a safra 2016/2017 atinja 985 mil toneladas de algodão em pluma no Estado, um aumento de 10,8% em relação ao ciclo anterior, que, devido às condições climáticas adversas, registrou quebra de produção.

Este cenário do algodão é interessante para o pecuarista, que deve se atentar às condições do mercado, que pode ter preços mais frouxos. Com isto, o caroço de algodão pode ser uma alternativa viável na nutrição animal.

Fonte: Scot Consultoria