Bem Vindo a WA Rural

contato@warural.com.br

(14) 99759-4149

Topo

Abiec vai visitar países que vetaram carne

Exportação de carne bovina brasileira

Abiec vai visitar países que vetaram carne

Blairo Maggi deve integrar comitiva para tentar reverter estrago causado pela Operação Carne Fraca

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli,  está traçando, juntamente com o Ministério da Agricultura, uma estratégia de visita aos países que suspenderam as importações de carne brasileira. “A ideia é que o ministro Blairo Maggi nos acompanhe nas comitivas para que o peso político da visita, que também contará com técnicos brasileiros do setor, seja maior”, comentou Camardelli.

Ele relatou ainda que a ideia da Abiec é que o tour se inicie pelo Chile, em seguida Ásia (China e Hong Kong), depois África (Egito e Argélia). “Obviamente essas reuniões presenciais nesses países ainda dependem da agenda de todos os envolvidos, inclusive no Itamaraty, e do fato de esses países levantarem ou não as suspensões nesse período”, acrescentou.

Camardelli reforçou, ainda, que Maggi confirmou que está disposto a integrar a missão brasileira para tentar reverter o estrago causado à imagem da carne brasileira no exterior em função da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na sexta-feira, 17.

Até o momento, segundo Camardelli, China, Hong Kong, Chile, Egito e Argélia suspenderam as compras de carne in natura. Além desses países, Trinidad e Tobago e Jamaica vetaram a compra de carne termoprocessada e industrializada do Brasil. “O que é um contrassenso, já que o risco sanitário de uma carne deste tipo é mínimo”, comentou.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO